Sumário
1 - Receitas de Entradas para Ceia de Natal
Começarei com uma pergunta: a comilança natalina inicia-se com o que? Bom, se você não estiver comemorando o Natal desde o primeiro café da manhã do mês de dezembro, ela em geral começa com os aperitivos que antecedem a ceia do dia 24, certo?
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Esse aperitivo de salsicha é para assustar os convidados! |
Então você não pode se esquecer de adicionar eles, os petiscos, ao cardápio da ceia de Natal, principalmente se houver muitos convidados. Afinal, há jeito melhor de entreter a visita do que com comida? Grande parte das famílias brasileiras investe nos famosos espetinhos de frios e frutas como aperitivos. Já que isso é algo comum, não iremos falar deles... Ao contrário, falaremos de opções diferentes para você que quer quebrar a rotina.
1.1 - Tequeños com Guacamole
Vamos sair um pouco do Brasil e ir para a Venezuela para conhecer este aperitivo delicioso que é muito famoso por lá e usá-lo entre nossas receitas para ceia de Natal? Estamos falando do tequeño! Cito motivos pelos quais os tequeños são legais para a Ceia de Natal 2014: - São alimentos agradáveis aos olhos (bonitinhos);
- São recheados com queijo, que é apreciado pela maioria das pessoas (a não ser para quem tem intolerância à lactose... por favor, não vá matar seus convidados logo no Natal!);
- São muito fáceis de fazer;
- Custam pouco;
- Têm um nome legal
- basta você falar que servirá "tequeños" para os convidados irem ao delírio antes mesmo de prová-los (exagero nada, pura verdade).
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Ótimas receitas para ceia de Natal e qualquer outra data festiva |
Você poderá servi-los sozinhos, mas ficarão ainda mais gostosos se você deixar um pratinho com guacamole para que os convidados degustem-nos juntos. Esta com certeza é uma combinação interessantíssima entre duas comidas de culturas diferentes, já que sabemos que a guacamole é uma iguaria mexicana.
a) Tequeños:
- Ingredientes necessários:
- 1 ovo - 2 xíc. chá de farinha de trigo;
- 500 g de queijo edam ou queijo fresco caprino ou bovino;
- cerca de 5 col. sopa de água em temperatura fria;
- 2 col. chá de sal
- 2 col. sopa de açúcar;
- 5 col. sopa de manteiga;
- óleo para a fritura
- Modo de fazer:
- Primeiramente, deixe a manteiga em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos.
- Em uma bacia grande coloque a farinha juntamente com as medidas de sal e açúcar, misturando-os. Acrescente a manteiga cortada em pedacinhos e faça a mistura dos ingredientes com as pontas dos dedos, de modo que se forme uma massa o mais lisa possível, remanescendo nela apenas grãos finos de manteiga.
- Acrescente o ovo e misture bem com o auxílio de uma colher plana.
- Adicione a água aos poucos e misture até que a massa fique lisa.
- Polvilhe farinha sobre uma superfície lisa e nela sove bem a massa, assim como é feito com pão, por cerca de cinco minutos.
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Tequeños já prontos para serem saboreados! |
- Depois de sovada, ela ficará ainda mais uniforme. Agora você deverá envolvê-la em um plástico e deixá-la descansar por 30 a 40 minutos.
- Passado esse tempo, você deverá estender a massa com um rolo. Para isso, polvilhe farinha na superfície lisa e por toda a massa, para que esta não grude. Deixe-a numa espessura não tão fina, nem tão grossa.
- Corte a massa em retalhos compridos medindo pouco mais de um centímetro de largura por cerca de dez centímetros de comprimento cada um.
- Corte o queijo em tiras do tamanho de um dedo mindinho grosso.
- Enrole os retalhos de massa nos pedaços de queijo, perpendicularmente, de forma que o queijo fique totalmente coberto e selado pela massa, inclusive em suas extremidades (isso é muito importante).
- Passe os tequeños na farinha.
- Embrulhe-os com plástico ou em um recipiente lacrado, deixando-os no freezer durante por algumas horas ou até o dia em que você for fritá-los (ou seja, o ideal é que você deixe-os preparados no dia anterior).
- Retire do refrigerador e frite-os em seguida em temperatura baixa-média. Não espere os tequeños descongelarem para isso. - Quando estiverem dourados, estarão prontos! Obs: caso você os deixe por muito tempo na frigideira, o queijo poderá derreter e vazar. Esta receita rende de 30 a 40 tequeños, dependendo do tamanho que você os fizer.
b) Guacamole:
Fazer guacamole é moleza! Esse vídeo explica o passo a passo direitinho: Pronto. Depois de deixar os tequeños escorrendo em um papel toalha, arrume-os em um prato bonito e no centro posicione um pratinho contendo a guacamole, como forma de convidar as pessoas a mergulharem os palitinhos no creme.
1.2 - Copinhos de Prosciutto ou Presunto cru (Mac and Cheese)
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Receitas para ceia de Natal inspiradas nos EUA |
Agora que já viajamos pela América Latina, vamos dar um pulinho nos EUA e roubar esse aperitivo que faz muito sucesso por lá: o chamado "Mac 'n' Cheese", um macarrão de forno com queijo, porém, com um toque de requinte a mais proporcionado pelos copinhos de prosciutto.
Talvez você olhe para a imagem ao lado e pense: "Blé, só um copinho com macarrão em cima"... Não se engane, este aperitivo é muito saboroso e não vai só macarrão! Aqui vai a receita deste petisco que combina muito bem com datas importantes como o Natal:
- Ingredientes:
- 200 gramas de macarrão tipo cotovelinho;
- 6 fatias de prosciutto ou outro presunto cru (cerca de 80 gramas);
- 1 xíc. e meia de queijo Monterey Jack ralado (cerca de 120 gramas);
- 1/4 xíc. de farinha de panko;
Image may be NSFW.
Clik here to view.

- 1 col. sopa e 2 col. de chá de farinha de trigo;
- 1 xíc. e 1/4 de leite;
- 1 col. e meia chá de mostarda de Dijon;
- 3 col. sopa de manteiga (s/ sal);
- 1 col. chá de sal grosso kosher (além da quantidade que irá na água do macarrão);
- 1/2 col. chá de pimenta do reino moída.
- forma para muffins ou cupcakes com 12 cavidades.
- Algumas considerações sobre os ingredientes:
O prosciutto di parmaé um presunto caro e difícil de achar no Brasil, sendo vendido apenas em empórios de cidades maiores. É verdade que você precisa de uma quantidade pequena de prosciutto, mas o problema é que ele é normalmente vendido em peças grandes. Por isso, caso isso esteja fora de seu alcance, você poderá fazer a receita com o jámon serrano ou outro presunto cru (curado).
O queijo Monterey Jacké fabricado nos Estados Unidos e encontrado em alguns mercados brasileiros. É um queijo semi-duro com gosto parecido com a mussarela, mas um pouco mais salgado e com textura diferente. Caso você não encontre este queijo, ou não queira se incomodar com isso, pode usar o mussarela ou outro de sua preferência.
Pankoé uma farinha japonesa feita de pão que se diferencia da nossa tradicional farinha de rosca pelo fato de ser muito mais crocante. Você poderá encontrar este produto na sessão de produtos importados de grandes mercados e em lojas especializadas em alimentos orientais, ou então poderá fazê-la você mesmo! Basta seguir esta receita:
- Modo de fazer:
Macarrão: - Primeiramente, ligue o forno a 180 °C.
- Leve uma panela grande com 4 litros de água para ferver. Adicione uma quantidade generosa de sal kosher nesta água (lembrando que por ser um sal grosso, é preciso usar o dobro da quantidade de sal normal.
- Ao ferver, acrescente o macarrão e o cozinhe normalmente.
- Com a massa pronta, escorra-a, reservando 1/4 de xíc. da água do cozimento. Reserve.
Copinhos: - Caso o presunto já não venha fatiado, corte-o em 12 fatias finas e acomode uma fatia do presunto em cada forminha de muffin, de modo que o presunto fique bem rente ao fundo e laterais das formas. Reserve.
Clik here to view.

Panko: - Em uma frigideira sob fogo em temperatura média, coloque 1 col. sopa de manteiga e deixe-a derreter até que forme espuma.
Então, acrescente a farinha panko e deixe cozinhar por aproximadamente quatro minutos, mexendo de vez em quando, até que doure. Desligue o fogo e reserve. Este panko torrado será usado somente no final.
Recheio: - Lave a panela do macarrão e nela acrescente as duas outras colheres de manteiga, levando ao fogo médio até que comecem a formar espuma. Acrescente, então, a farinha de trigo e mexa até formar uma mistura homogênea. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 min. (até que a farinha fique em um tom mais escuro). Por fim, acrescente o leite a esta mistura, com cuidado e devagar, mexendo aos poucos. Deixe cozinhar por cerca de 6 min., mexendo bastante para deixar a textura da mistura bem lisa. Quando ferver e o creme ficar grosso, estará pronto.
- Com o fogo desligado, acrescente a água do cozimento do macarrão, os queijos, a medida de sal, a pimenta e a mostarda e misture.
- Quando o queijo estiver derretido e o creme homogêneo, adicione o macarrão ao creme, misturando-o bem. Está pronto o recheio de nossa receita.
Preparo: - Despeje este recheio nas forminhas e, por fim, polvilhe-as com o panko que você reservou no início.
- Deixe assando por cerca de 25 minutos, até que esteja douradinho e as bordas de nosso aperitivo tenham começado a borbulhar.
- Retire do forno e deixe os copinhos esfriarem por alguns minutos, para que então você retire-os das forminhas com o auxílio de uma faquinha.Quer uma dica? Deixe-os por cerca de 5 minutos no freezer, se tiver espaço... Assim será mais fácil de desenformá-los.
- Está pronto para servir!
Esta receita rende 12 porções e seu passo a passo foi feito pensando na tradicional forma para cupcakes com 12 cavidades medindo cerca de 5 x 3,5 cada uma. Caso você tenha formas com cavidades maiores, certifique-se de que os assará por tempo suficiente, conforme as instruções.
1.3 - Pastas para torradinhas
Torradinhas com pastas e patês são ótimas entradas em quaisquer ocasiões, até nas mais chiques. Pensando nisso, trouxemos duas receitas fáceis e diferentes de pastas, para deixar o antepasto bem variado.
a) Abobrinha com limão
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
O creme fica verde por conta da hortelã |
- Você irá precisar de:
- 4 abobrinhas;
- 3 col. sopa de óleo de oliva extravirgem;
- Algumas folhas de hortelã picadas (cerca de um punhado cheio);
- 1 dente de alho picadinho.
- Como fazer:
- Acrescente as abobrinhas cortadas em cubinhos e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 min.
- Acrescente o alho e deixe cozinhando até que a abobrinha fique macia e doure levemente.
- Despeje o suco do limão, coloque a hortelã, além da pimenta e sal a gosto. Está pronto!
b) Homus fácil
Já que estamos fazendo um tour por outros países, que tal emprestar uma ideia árabe? Já provou o famoso Homus? Então está na hora de provar!
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Esta é uma das receitas para ceia de Natal consideradas imperdíveis! |
- Ingredientes:
- 1/4 xíc. de tahine (pasta de gergelim).
- Dois dentes de alho picadinhos.
- Suco de um limão.
- 1 col. chá de azeite de oliva.
- 1/4 col. chá de sal ou a gosto.
- Meia col. chá de cominho (em pó).
- A pontinha de uma col. de chá de pimenta-de-caiena.
- 1/4 xíc. de água.
- Preparo:
- Acrescente todos os outros ingredientes no liquidificador e bata até ficar um creme liso.
- Sirva!
2 - Receitas de Salgados para Ceia de Natal
Agora que já estamos com a barriga cheia de petiscos natalinos, vamos às talvez mais importantes receitas para Ceia de Natal: os pratos natalinos salgados! Apresentaremos as receitas de um prato principal e de um acompanhamento que são muito preparados nesta ocasião:
2.1 - Lombinho de porco recheado com acelga e creme de queijo
Um lombinho simples qualquer um pode fazer... Quer mostrar diferencial? Então turbine o seu!- Ingredientes:
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Nesta receita foram colocadas tiras de pimentão vermelho |
- 1 lombinho.
- Quanto bastem de folhas de acelgas cozidas.
- 1 col. sopa de sálvia.
- Pimenta, alho e sal a gosto.
- Quanto baste de óleo de oliva ou outro óleo.
- 1 copo e meio de leite.
- 1 col. e meia de sopa de manteiga.
- 2 col. sopa de farinha. - 50 gramas de queijo provolone (ralado).
- 50 gramas de queijo branco (picadinho).
- Preparo:
- Em um copo, misture a farinha com um meio copo de leite para dissolver e não empelotar depois. Reserve.
- Coloque a manteiga em uma panela e acrescente o alho para dourar.
- Acrescente, então, a mistura de leite e farinha. Mexa sempre e vá adicionando o resto do leite, até que fique numa consistência de creme.
- Por último, adicione os queijos e misture. Reserve.
- Corte o lombo ao meio e o tempere em ambos os lados com a pimenta, o sal e o alho a gosto.
- Na parte de dentro, adicione a sálvia, depois as folhas de acelgas e então o creme de queijo.
- Ao invés de fechar o lombo normalmente, faça um rolinho com a carne, fincando palitos de dente para que ela não se abra.
- Regue o lombinho com óleo em temperatura quente, pois assim ele dourará por inteiro.
- Leve-o para assar em temperatura média por cerca de 1h30min, ou até que fique dourado.
- Quando estiver pronto, deixe-o repousando por alguns minutos sob uma folha de alumínio.
- Corte o lombinho em fatias e sirva!
Caso queira, no lugar da acelga você poderá colocar outras folhas, como espinafre ou rúcula.
Image may be NSFW.
Clik here to view.![Receita de lombo recheado com espinafre Receitas de pratos natalinos: lombo de porco recheado]()
Clik here to view.

2.2 - Farofa de Natal Especial
Farofa para Ceia de Natalnão pode faltar. Esta receita, em particular, é diferente e muito gostosa. Para não ficar muito cansativo, mostraremos o passo a passo desta farofa natalina agridoce em vídeo, sob as orientações do Chef Carlos Rao:
3 - Receitas de Sobremesas para Ceia de Natal
Para algumas formigas como eu, talvez a melhor parte da ceia não esteja nos pratos principais... mas sim nas sobremesas!
Quando o assunto é doce, há inúmeras opções e variações de pratos que a princípio parecem simples... como, por exemplo, um pavê: ele pode ser feito de coco; de chocolate; de doce de leite; com nozes e amêndoas; com frutas como pêssego, abacaxi, morango, cereja, etc; com bolachas champanhe; com bombons e até mesmo com bolo! São tantas ideias que fica até difícil escolher apenas algumas, não é? E foi mesmo difícil para nós escolhermos apenas duas receitas para este post... Então trouxemos um prato típico em uma nova roupagem (rabanada) e outro que, apesar de não ser uma sobremesa oficial do Natal, cai perfeitamente bem: os profiteroles!
Image may be NSFW.
Clik here to view.![Receitas de doces para ceia de Natal Ideias de doces para o Natal: Profiteroles]()
Clik here to view.

3.1 - Profiteroles com sorvete e creme de nozes
Esta receita rende cerca de dez porções e é de dar água na boca! Esta sobremesa faz parte das receitas para ceia de Natal que têm tudo de bom: beleza, sabor, frescor, boa aceitação e versatilidade, pois pode ser feita com diferentes recheios e coberturas. Você pode, por exemplo, a despeito do que mostraremos aqui, colocar pedacinhos de morango ou outras frutas para deixar o doce mais refrescante. Poderá também fazer uma calda de frutas... Enfim, são múltiplas as possibilidades.
- Ingredientes utilizados:
Recheio:
- 1 lata de leite condensado (não pode ser em caixinha).
- Meia caixinha de creme de leite.
- Cerca de 15 nozes.
- 1 pote de sorvete de creme de 1.
Massa:
- Cinco ovos de tamanhos medianos.
- Meio pacote de manteiga (ou 8 colheres de sopa rasas).
- 1 copo e 1/4 de leite e a mesma medida de água.
- 1 xícara e meia de farinha de trigo.
- Uma pitadinha de sal.
Cobertura:
- 220 gramas de chocolate meio amargo.
- 1 copo de leite.
- 4 col. de sopa de chocolate em pó.
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Receitas para ceia de Natal com sorvete |
- Como fazer:
Recheio:
- O primeiro passo consiste em cozinhar a lata de leite condensado em uma panela de pressão por aproximadamente uma hora.
Obs 1: você deve colocar a lata inteira, sem abri-la!
Obs 2: Não usaremos a lata inteira para a receita, mas infelizmente (ou não) não é possível cozinhar apenas meia lata. O que você pode fazer é dobrar os ingredientes da massa e da cobertura para aproveitar toda a lata, ou então guardar o leite condensado remanescente para outra receita para ceia de Natal.
- Tire a lata da panela e a deixe esfriando, ainda lacrada.
- Moa metade das nozes num processador ou no liquidificador em modo pulsar, e o restante corte em pedacinhos pequenos.
- Quando a lata de leite condensado cozido já tiver resfriado, abra-a e coloque seu conteúdo em uma panela, adicionando o creme de leite e as nozes. Leve ao fogo em temperatura baixa e mexa até que a mistura fique cremosa. Desligue o fogo e reserve.
Massa das carolinas:
- Deixe o forno aquecendo em temperatura média.
- Em uma panela, coloque o leite com a água.
- Quando levantar fervura, ponha em fogo baixo e adicione as colheres de manteiga até seu completo derretimento. Desligue o fogo. - Adicione a pitadinha de sal.
- Com o fogo desligado, coloque a farinha já peneirada aos poucos, mexendo bem. Quando a mistura ficar lisa e passar a se desprender da panela ao incliná-la, estará no ponto.
- Transfira a massa para um recipiente de vidro e espere esfriar.
- Adicione os ovos na massa aos poucos e misture bem.
- Em uma assadeira untada com margarina, faça bolinhas com a massa medindo cerca de 5 cm. O ideal é usar um saco de confeitar para isso, mas caso você não possua, poderá fazer as bolotas com uma colher. Atente-se em deixar um espaço razoável entre elas, para que elas não se espalhem e juntem-se.
- Asse-as por aproximadamente 15 min. ou até que as bolinhas fiquem bem douradinhas.
- Deixe esfriar. Cobertura: - Derreta o chocolate nas medidas de leite e chocolate em pó, em banho maria.
Montagem:
- Corte as massinhas pela metade, passe uma camada de creme de nozes, coloque uma bolinha de sorvete, feche, e coloque a cobertura.
- Decore com nozes e bom apetite!
- Obs: esta com dúvida sobre como decorar a comida? Então dê uma olhada em nossos exemplos de decoração de pratos para o Natal e em nossas ideias de pratos natalinos criativos! Quem sabe isso te dê uma luz.
3.2 - Rabanada de Natal
Image may be NSFW.
Clik here to view.![Receita de rabanada recheada para o Natal Como fazer torta de rabanada para ceia de Natal]()
Clik here to view.

Quer uma ideia diferente para a rabanada de Natal deste ano? Ora, uma rabanada é boa, então uma rabanada gigante só pode ser épica! Aqui vai uma receita de torta de rabanada deliciosa que serve de duas a três pessoas. Para fazer para a família toda, basta dobrar ou triplicar as quantidades dos ingredientes, é claro.
3.3 - Brownie de Nutella
Quem é fã de chocolate e de bolo, deve amar brownies e petit gateaus, afinal, tratam-se da perfeita junção destes dois alimentos maravilhosos. E o que dizer de um brownie com um ingrediente especialíssimo conhecido por Nutella? Ao meu ver, uma palavra descreve bem: tentador!
Parece ser complicado preparar essas delícias, mas na verdade não é nada difícil. Em verdade, é até mais simples que o modo de fazer de vários bolos que muitos de nós costumamos fazer.
Não sou tão ruim de contas assim, sei que mencionei que tinha selecionado apenas duas receitas de doces para o Natal. Mas, a pedidos, resolvi adicionar também a melhor receita de brownie com Nutella que eu já testei. E por que acho ela a melhor de todas? Justamente por ser muito gostosa e ao mesmo tempo simples: não precisa de batedeira, nem liquidificador, basta misturar tudo e correr pbraço!