Nós que estamos uns quilinhos acima do peso sentimos a consciência pesada só em ouvir a palavra Natal... Tem gente que emagrece de outubro a dezembro só para poder se acabar nas festas de fim de ano sem culpa! Mas, se você não fez isso e também não quer que a balança te chateie em janeiro, que é a época de curtir o verão com pouca roupa, então o jeito é estapear as calorias natalinas... Hoje trazemos algumas sugestões e exemplos de pratos para uma Ceia de Natal light!
1 - Dicas para Ceia de Natal Light
A primeira parte desse post será destinada a dicas gerais para controlar o ponteiro da balança neste Natal. Caso você tenha vindo aqui exclusivamente para ver receitas, então pula esta parte e desça até a metade deste artigo, pois é lá que as encontrará!1.1 - Substitua:
Faça a substituição de tudo o que puder ser substituído por algo menos calórico, desde que isso não prejudique a ceia em si, é claro. Isso é fácil de ser feito e não requer grandes restrições calóricas. Aqui vão alguns exemplos:
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Entradas para o Natal: crostini com queijo Quark |
- Leite desnatado: Na hora de fazer algum doce ou prato que vai leite na receita, use o desnatado. Essa troca não acarretará em diferença significativa no resultado final e poupará algumas calorias. Isso também serve para o leite desnatado;
- Peito de peru light: Ao invés de fazer aperitivos com presunto, use o peito de peru light. Uma ideia válida é fazer aperitivos de torradinhas com peito de peru, fatia de tomate e queijo cottage ou Quark (que geralmente contem poucas calorias e é mais em conta que o cottage);
- Lombo: Pobre porco, é sempre visto como um alimento calórico... Mas não é bem assim! Alguns cortes do porco são mais light que determinados cortes de gado. O lombo, por exemplo, é uma carne relativamente magra, mais do que a picanha, por exemplo;
- Peru: A carne do peru é menos calórica que a do tender, que possui maior concentração de gordura. Ao comer o peru, prefira o peito;
- Assados: Prefira o forno à frigideira. Há diversas comidas que podem ser feitas assadas: peixes, biscoitos, e inclusive a tradicional rabanada!
- Bacon mais magro: O ideal é evitar, mas se você faz questão de incluí-lo na ceia, saiba que ele não precisa ser feito frito. Há um jeito menos calórico e mais saudável de prepará-lo: coloque-o picado em um prato forrado com papel-toalha e leve ao microondas por cerca de 1 ou 2 minutos. Além de não absorver óleo nenhum, parte de sua gordura ficará no papel... E acredite, o gosto fica o mesmo!
- Molhos para salada: Substitua molhos que incluem maionese e creme de leite em sua composição por aqueles feitos a base de iogurte;
Image may be NSFW.
Clik here to view.Salmão com molho de iogurte: uma ótima pedida para
sua ceia de Natal light - Margarina: Ao invés de usar manteiga no preparo de receitas, preferia a margarina light, que servirá para o mesmo propósito, contabilizando menos calorias ao prato;
- Frutas: Cuidado com elas... É claro que você deve investir nas frutas. Mas se seu objetivo é se empanturrar delas, seja comedido com as mais calóricas, que são: açaí, abacate, manga, cereja, coco e uva vermelha, e prefira as mais light, quais sejam: acerola, melancia (clique aqui para ver ideias de decoração com esta fruta), morango, melão e carambola;
- Sucos: Prefira sucos que pedem a adição de água. Para fazer um suco de laranja, por exemplo, é comum não adicionar nada ou muito pouca água. Sim, frutas são saudáveis, mas é preciso de 2 ou 3 laranjas para um único copo de suco, o que acaba tornando-a uma bebida relativamente calórica. Também procure fazer sucos que não demandam a adição de grande quantidade de açúcar, ou seja, de frutas naturalmente doces, como o melão. O limão, por exemplo, apesar de ser uma fruta de baixíssimas calorias, pede uma grande quantidade de açúcar para que o suco fique saboroso.
- Farofa: É difícil resistir a um frango ou peru recheado, né?
Você pode sim manter a típica farofa natalina, mas caso queira algo mais leve, deixe o bacon, a farinha industrializada excessiva, a calabresa, a batata palha e a gema dos ovos de lado. Ao invés de usar tudo isso, faça uma farofa focada em verduras, como cenoura, abobrinha e cenoura; adicione frutas secas, claras de ovo cozidas e reduza a quantidade de azeite e de farinha (que pode ser de aveia, de mandioca, de rosca, etc) utilizados.Image may be NSFW.
Clik here to view.Farofa natalina com frutas secas: ótima para uma
Ceia de Natal light! - Refrigerantes zero: Não vamos discutir aqui rumores não comprovados cientificamente, como o de que refrigerantes zero são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer ou qualquer outra polêmica do tipo. Vamos nos restringir apenas a afirmar que segundo os critérios da OMS, um adulto de 70 kgs pode tomar até 3 litros de coca zero por dia, caso queira (estamos falando de um limite de consumo de adoçante, logo, presume-se que tal sujeito não consuma mais adoçantes ao longo do dia).
É claro que você não vai tomar nem 1 litro inteiro de refri zero na ceia, né? O que nós sugerimos é que, caso você seja chegado(a) em um refri, faça um pequeno esforço e troque-o pelo zero, de forma moderada, caso queira poupar algumas calorias e fazer uma Ceia de Natal light. Isso não será necessário se você tomar pouquinho, é claro... essa dica é mais útil para quem é habituado a tomar vários copos.
E aqui vai uma opinião pessoal minha: não sei vocês, mas eu acho cola zero ruim demais! Já guaraná, Sprite zero e bebidas a base de água gaseificada (como o Aquarius ou H2O) eu nem sinto diferença no gosto.
1.2 - Adicione:
Há diversos alimentos que podem ser adicionados para se obter uma Ceia de Natal light. Note que é importante não apenas reduzir as porções de comida, mas também acrescentar comidas que saciem, de modo a evitar que você abuse das comidas mais engordativas e saia da mesa satisfeito(a)!
- Verduras: Não preciso nem comentar, né? Legumes e verduras são imprescindíveis para quem quer emagrecer com qualidade. Claro, é possível perder peso sem eles, mas eles ajudam e muito nessa tarefa, pois ajudam e manter as pessoas saciadas a troco de pouquíssimas calorias.
A dica que nós damos é que você use esses alimentos em todos os pratos possíveis. Ou seja, não faça apenas um prato de salada... Coloque-as em aperitivos, entradas e em combinação com outros pratos. - Frutas: Elas não devem ser servidas apenas como sobremesa, mas também durante o jantar. Uma salada de manga com maracujá azedo, por exemplo, cai muito bem com carnes como lombo e tender.
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Se quer uma ceia de Natal light, não se esqueça das frutas! |
1.3 - Não caia nessa! (Produtos enganosos)
Sei que há divergência entre os profissionais de Nutrição sobre o mecanismo de ganho de gordura corporal, se basta contar calorias ou se devemos nos preocupar com os macronutrientes em si. Enfim, de qualquer modo, é uníssona a ideia de que para emagrecer, calorias devem ser poupadas. Lembre disso na hora de escolher seus alimentos... Aqui vão alguns alertas:
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Receita de bolo de alfarroba |
- Alfarroba: Alguns de vocês já devem ter ouvido falar deste alimento, que é uma espécie de vagem. Ele é famoso por ser um bom substituto ao chocolate, sob a alegação de ser mais saudável e menos engordativo. Acontece que se formos comparar a alfarroba com o chocolate, perceberemos que ela não é lá tão vantajosa assim. Vejamos:
- A alfarroba possui praticamente o mesmo valor energético que o chocolate comum: cerca de 115 kcals para 25 gramas, enquanto que nosso querido chocolate tem cerca de 135 kcals para a mesma porção. A diferença entre os dois está na quantidade de nutrientes: o chocolate possui mais gordura e a alfarroba mais carboidratos... e, pelo meu conhecimento em nutrição, é completamente errado falar que gordura engorda mais do que carboidratos. Pois bem, essa diferença calórica até seria interessante, se não fossem por outros dois pontos:
- O gosto não é o mesmo. É parecido, mas não chega a ser tão gostoso quanto ao chocolate. É claro que gosto é algo subjetivo, mas é essa a opinião geral.
- É mais cara. Não bastasse não ser tão saborosa, a alfarroba ainda é mais cara! Caso você encontre este produto a venda pelo mesmo preço do chocolate comum, me avise, pois até hoje não vi isso acontecer.
Conclusão: Não caia nessa ilusão... Quando a gente compra um produto que diz ser menos engordativo, nosso cérebro imediatamente nos passa a perna e manda um sinalzinho dizendo: "opa, esse tá ok, pode comer a vontade!" e isso não funcionará no caso da alfarroba... Em minha humilde opinião, é melhor saborear um chocolate de forma comedida do que gastar dinheiro nessa vagem fajuta. - Produtos light e diet em geral: Nem tudo que está na prateleira sob tais rótulos é mesmo menos calórico. Alimentos diet são indicados para diabéticos, e só (o que não significa que possui menos calorias, mas sim restrição de açúcar). O mesmo serve para os produtos light: muitos deles possuem as mesmas calorias que sua versão comum, com a diferença de serem enriquecidos com fibras e possuírem traços de grãos integrais. Nesse caso, é até válido comprar, mas não adianta nada se entupir de tais alimentos, achando que estão liberados por serem "light".
O que eu mais vejo são pessoas adquirindo gêneros alimentícios deixando-se levar pela palavra "light", sem nem checar a tabela nutricional. Veja só: encontramos no mercado queijos mussarela ditos light, que possuem cerca de 10 kcals a menos que os queijos normais por porção: de 100 para 90 kcals, aproximadamente... Até aí tudo bem, afinal, de grão em grão poupado, a galinha enxuga o papo (essa foi péssima, eu sei). Acontece que essa pequena diferença faz o preço quase dobrar. Então, se você está pensando não só na pochete, mas também no bolso (essa foi um pouco melhor, fala aí!), deve levar isso em conta. Continuemos com esse exemplo do queijo: perceba que, apesar de ser um pouco menos calórico, ele continua sendo calórico, não? Logo, se quiser manter o peso, você deverá ingerir pouco de qualquer forma... ou seja, não compensa.
Outro exemplo disso é a maioria dos pudins lights prontos encontrados no mercado, que possuem o mesmo valor energético que os normais, bem como alguns achocolatados.
Portanto, a dica que fica é: sempre compare as tabelas nutricionais e preste atenção à quantidade da porção. Às vezes, quando a diferença calórica é mínima, os fabricantes usam uma porção de 50 gramas na tabela do produto tradicional e uma de 30 gramas na tabela do produto especial, por exemplo, apenas para enganar os consumidores.
E, ainda assim, não fique tão bitolado(a) quanto a essa questão. Digo isso porque pesquisas recentes feitas pela Proteste concluíram que diversas empresas não cumprem com o que é registrado na embalagem, havendo, em alguns casos, diferenças grotescas que chegam até mesmo a descaracterizar a classificação feita em "normal" e "leve".
2 - Receitas para Ceia de Natal light
2.1 - Salpicão Light:
Para esta receita, você precisará de:
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Salpicão light para uma ceia de Natal completa |
- 1 tomate sem semente cortado em cubos;
- 2 cenouras;
- 1 xíc. de uvas passas;
- 1 maçã picada em cubinhos;
- 1 peito de frango;
- 100 gramas de ricota light picada (meio pacote);
- 8 col. de sopa de maionese light;
- 8 col. de sopa de abobrinha;
- Palmito picado a vontade;
- Sal, coentro, cheiro verde, alho e temperos a gosto;
- Meia xíc. de suco de limão;
- Margarina light (opcional).
Modo de preparo:
- Primeiro, tempere bem o peito de frango e o cozinhe;
- Desfie o frango com o auxílio de uma batedeira (ou como preferir) e reserve;
- Rale a abobrinha e as cenouras e refogue com margarina light ou apenas água, para ficar ainda mais light;
- Em um recipiente, misture a abobrinha e as cenouras refogadas com o tomate, as uvas passas, a maçã, a ricota, o frango desfiado, o palmito e os temperos desejados;
- Por último, acrescente a maionese e o suco de limão e misture bem;
- Deixe esfriar na geladeira.
Observações:
- Você poderá adicionar outros legumes e vegetais, como brócolis, vagem, repolho, pimentão, ervilha, milho, etc;
- Há pessoas que gostam de salpicão quente. Nesse caso, deixe para adicionar a maçã depois de tirar o salpicão do forno;
- É possível também, ao invés de colocar apenas maionese, misturá-la com creme de leite light.
2.2 - Rabanada de Forno:
Fritura não é essencial para se fazer uma rabanada de Natal deliciosa. Neste vídeo, você verá uma receita maravilhosa de rabanada assada.
Note que há vários ingredientes usados que podem ser substituídos por outros menos calóricos: o leite integral pelo desnatado, a manteiga por margarina light, o pão branco por pão light, o açúcar por açúcar light ou adoçante em pó (caso já seja acostumado com o gosto), etc.
2.3 - Souflé de Bacalhau Light:
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Suflê de bacalhau light para ceia de Natal |
- 300 gramas de bacalhau
- 3 col. de sopa de farinha de trigo
- 1 xíc. de leite desnatado
- 1 xíc. de maionese industrializada light
- 1/3 xíc. de chá de suco extraído de um limão
- 3 claras de ovos grandes
- 3 col. de sopa de salsinha e cebolinha, além de outros temperos, caso queira
- 2 col. de sopa ou mais de parmesão ralado.
- Em primeiro lugar, cozinhe o bacalhau, desfie-o e reserve
- Coloque o leite em uma panela e acrescente a farinha peneirada, até que ambos os ingredientes fiquem bem misturados. Feito isso, leve ao fogo baixo e mexa sem parar, de modo a se obter um creme grosso
- Tire o creme do fogo e acrescente o bacalhau, a maionese, o suco de limão, a salsinha e cebolinha e o parmesão ralado. Misture bem os ingredientes e reserve
- Bata as claras em neve por tempo suficiente para que sua consistência fique firme
- Quando a mistura do bacalhau estiver fria, junte as claras de forma delicada
- Unte um recipiente de pudim com margarina e polvilhe com farinha
- Feito isso, basta despejar a mistura no refratário, polvilhando-a com parmesão ralado
- A última etapa consiste em levar o souflé ao forno pré-aquecido e assar por 40 minutos, deixando a metade inicial do tempo em temperatura alta e a metade final em temperatura média.
- Sirva e se delicie!
2.4 - Creme de Damasco Gelado:
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Sobremesa light para a Ceia de Natal |
- 10 colheres de sopa de chimia, geleia ou doce de damasco light;
- 6 colheres de sopa de granola light (que pode ser, inclusive, feita em casa - você encontra a receita aqui);
- 500 gramas de iogurte desnatado (cerca de 4 potes)
- Amêndoas laminadas e damascos ralados para a decoração.
- Faça a mistura de 4 colheres de chimia com 1 pote e meio de iogurte e reserve;
- Pegue as taças e despeje os ingredientes de forma alternada, começando pela chimia, acrescentando uma camada de iogurte e, então, uma de granola;
- A última camada de cada taça será a mistura feita no início;
- Coloque as amêndoas e os damascos ralados por cima;
- Deixe gelar e sirva.
- Esta deliciosa receita rende em média 6 porções (taças), contendo cerca de 110 kcals cada uma.
- Caso deseje, você poderá adicionar coco ralado no final.
- No lugar de uma das camadas de iogurte, você poderá colocar uma camada de sorvete de creme. Isso aumentará um pouco as calorias do doce, mas ainda assim será uma sobremesa light... Desde que você se contente com uma única taça, certo!
2.5 - Linguado Recheado Light:
Você já deve saber que peixes geralmente são mais indicados para se obter uma refeição leve do que carnes vermelhas e frango, certo? O linguado, por exemplo, é uma ótima opção para este dia especial! Mas, só porque queremos uma ceia que mantenha nossa silhueta, isso não significa que devemos abdicar dos detalhes e requintes, não é? Pois bem, pensando nisso, trouxemos este vídeo que ensina a fazer um linguado recheado com ricota e legumes:Obs: Neste vídeo, a consultora Lu prepara o prato no microondas, justamente para deixar a receita o mais prática possível. No entanto, não devemos ter pressa quando se trata de uma data tão importante... Logo, sugerimos que você prepare essa receita no forno convencional.
2.3 - Pudim de Abacaxi Light:
Ingredientes:Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Pudim já pronto e decorado |
- 1 lata de abacaxi em calda, contendo cerca de 550 gramas (caso prefira, pode ser light);
- 6 claras de ovos;
- 200 mls (uma caixinha) de creme de leite light;
- 6 col. de sopa de açúcar (pode ser substituído por açúcar light);
- 2 pacotes de gelatina de abacaxi;
- cerejas para decoração (opcional).
- Faça uma camada de rodelas de abacaxi em uma forma de teflon, reservando as rodelas que eventualmente sobrarem
- Despeje a calda que vem na lata em uma caneca e leve ao fogo
- Espere esquentar para então adicionar os pacotes de gelatina e mexer até a dissolução total; reserve;
- Bata o creme de leite durante 3 minutos para encorpar e reserve;
- Bata as claras e, quando estiverem consistentes, adicione o açúcar, continuando a bater até o ponto de neve. Reserve;
- Em seguida, despeje a gelatina ainda líquida no creme de leite batido, aos poucos e mexendo ao mesmo tempo. Não tem problema se a gelatina estiver muito quente... Faça a mistura e deixa-a esfriando. (obs: note que a gelatina vai no creme de leite, não nas claras);
- Quando a mistura da gelatina com o creme de leite estiver um pouco mais fria e densa, adicione-a de pouco em pouco nas claras em neve, mexendo delicadamente;
- Após bem mexido, o resultado será um creme bonito, mas não muito grosso. Despeje-o sobre as fatias de abacaxi;
Image may be NSFW. Clik here to view. ![]() |
Creme do pudim pronto - Esta receita foi extraída do canal SaborIntenso, do youtube. |
- Leve à geladeira até ficar firme;
- Quando já estiver mais durinho, passe uma faca envolta da forma para desgrudar o pudim;
- Coloque a forma sobre água quente por cerca de 15 segundos;
- Vire a forma em um prato e decore-o com as fatias de abacaxi que porventura tenham sobrado, bem como com as cerejas, posicionando-as nos buraquinhos das rodelas de abacaxi. Está pronto!